PRODUTO ADICIONADO NA SACOLA DE COMPRAS
Carrinho Vazio
13/01/2022

O que significa streetwear?

O termo streetwear em sua tradução do inglês ao pé da letra significa Roupa de Rua, moda urbana ou moda de rua como muitos costumam usar o termo aqui no Brasil. Pode ser considerado streetwear todas roupas e acessórios que se inspiram no comportamento e cultura urbana de cada região.

As referências utilizadas para criação da moda streetwear vêm da cultura, inspirada na música, na arte, no comportamento e nas tendências. A diversidade de produtos streetwear é enorme, e o mais interessante é o cruzamento das referências de diversos locais do mundo que se fundem e geram novos produtos, tornando assim, um mercado de infinitas possibilidades.

Independente do rótulo, a moda urbana vem ganhando muita força no mercado brasileiro conquistando cada vez mais os consumidores que procuram esse estilo e principalmente o conforto. Aliás, um dos pontos fortes da moda streetwear é o estilo mais despojado, que não deixa o visual mais alinhado de lado, muito pelo contrário, justamente busca essa estética visual alinhando o estilo ao conforto.

 

 

O surgimento do termo streetwear


O estilo de vida urbana naturalmente gerou o termo, pois não há nenhuma referência concreta do surgimento do termo, e sim algumas associações relacionadas a marcas pioneiras que surgiram nos EUA, Europa e Japão que estavam diretamente ligadas aos esportes do skate e do surf.

Com a evolução do estilo de vida urbano, outras referências como a música hip hop, o rock e as marcas de alto valor agregado se fundindo com outras marcas geraram novas tendências e estilos de se vestir. Todas as expressões culturais, com o tempo, acabaram se fundindo com a moda e gerando novos sub estilos dentro da enorme gama de produtos e acessórios.

O streetwear nada mais é do que a tradução do comportamento do estilo de vida urbano, que em cada região do mundo terá suas particularidades de acordo com a expressão cultural.

Percebemos ao longo do tempo, que as tendências de moda streetwear de cada país acaba migrando para outras regiões, gerando assim novas tendências e mantendo um ciclo de moda em todo o mundo. Em um mundo globalizado, pela rápida troca de informações pela internet, esse ciclo acontece cada vez de forma mais rápida interagindo com diversas culturas diferentes.

 

 

O conceito streetwear


Apesar de não existir uma regra, percebemos que as roupas e acessórios streetwear visam oferecer conforto, estilo e praticidade para o dia a dia, pois sua base está justamente ligada as necessidades do uso urbano. 

A moda streetwear traz uma forma do seu público se expressar, trazendo sua personalidade à tona, seja ela em qualquer vertente que atue.

Não só as peças de roupas, mas também os acessórios como colares, anéis, bonés, bolsas, meias, tênis, gorros, cintos entraram na onda para completar a composição dos looks de moda urbana, formando assim na sua totalidade um complexo mix de produtos para o mercado.

 

O streetwear nos dias atuais


Com toda essa evolução ao longo do tempo, hoje o streetwear está difundido no mundo todo, partindo das coleções mais básicas para oferecer conforto com estilo no dia a dia, até marcas que visam buscar o hype, termo muito utilizado atualmente por grandes marcas para se destacarem com seus produtos, elevando os preços de seus produtos afim de criar novos nichos de consumidores que buscam esse tipo de mercado.

Desde pequenas marcas boutique como grandes players do mercado o streetwear vem ganhando cada vez mais força e atualmente está até se fundindo com estilos mais casuais, como a alfaiataria que utiliza tecidos mais alinhados e nobres, mas com cortes mais confortáveis ligados a moda urbana.

 

 

O que esperar do futuro do streetwear?


Percebemos que o futuro da moda streetwear leva a uma grande tendência de se fundir com novas tecnologias. Cada vez mais, as marcas buscam facilitar o dia a dia dos seus consumidores e se aliam a essas novas tecnologias pra criar peças e acessórios com funções além de apenas vestir. 

O termo techwear também vem ganhando força, se aliando ao streetwear, onde traz referências futuristas e com essas novas tecnologias empregadas em seus materiais visando benefícios como absorção da transpiração, conforto, movimentos, resistência a diversos climas entre outros benefícios.

A Hoshwear está sempre antenada nas novidades do mercado mundial do streetwear trazendo sempre novas tendências e buscando adaptar essas tendências ao mercado nacional.